Seja devido a um frentista desatento ou mesmo por pressa do motorista, é possível que o veículo seja abastecido com combustível errado.”Nesses casos, o carro pode não funcionar ou mesmo falhar ao andar”, explica Anderson Morandi, à frente do Atelier Mécanique. De acordo com o especialista, a solução é retirar o tanque, fazer a drenagem do combustível e vida que segue… Mas, ressalta: “não tente retirar o combustível por meio de métodos improvisados de sucção. É preciso seguir o procedimento específico que somente um profissional automobilístico pode realizar. Vale lembrar que, se o carro rodar por uma quilometragem maior, os prejuízos podem ser maiores”.
Os perigos da gasolina adulterada
Dica do especialista
De acordo com Anderson Morandi, a principal dica para evitar esses problemas (combustível errado e gasolina adulterada) é criar uma rotina de abastecer sempre em um mesmo posto e guardar as notas fiscais do combustível. “Tendo o histórico de abastecimento, é possível solicitar uma análise do combustível e, diante da evidência de algum dano, o usuário pode tomar as medidas cabíveis”, ressalta.
Outro ponto é evitar a tentação dos preços muito baixos. Além disso, é possível solicitar ao posto o teste de proveta com a gasolina, para identificar a quantidade de álcool na mistura. “Os postos são obrigados a realizar o teste a qualquer momento em que o consumidor solicitar”, finaliza Anderson.
Agende sua Revisão
Ligue agora: (11) 4035-5205
Estamos aqui para ajudar a manter seu carro em perfeitas condições.