Superaquecimento do motor

Superaquecimento do motor
Você sabia que seu carro sofre os efeitos do verão tanto quanto você? O Atelier Mécanique explica: quando um motor ferve por falha no sistema de arrefecimento, é possível que comprometa o funcionamento de vários componentes internos, como a junta de cabeçote e até mesmo todo o motor. “O calor em excesso pode fazer com que ele trave e o prejuízo pode chegar aos quatro dígitos, se o seu carro for um modelo popular”, salienta o especialista Anderson Morandi.
Por isso, durante a temporada de calor, é importante verificar com mais carinho como está o sistema de arrefecimento do motor do veículo. Segundo o especialista, os motores são projetados para operar dentro de uma faixa de temperatura ideal (entre 90°C e 100°C). Nessa margem, eles se desgastam menos, oferecem melhor rendimento e o óleo lubrificante fica com a viscosidade correta.
Quando o veículo opera sob altas temperaturas, é possível que o motor fique superaquecido. A dica é ficar atento à temperatura, por meio dos indicadores do painel. Quando eles acenderem, é sinal de que a temperatura está acima do normal e há riscos para o motor. Se isso acontecer, não pense duas vezes: pare o carro imediatamente para evitar maiores prejuízos.
A luz acesa no painel também pode indicar um problema na válvula termostática ou no eletro ventilador. A válvula termostática é responsável pelo controle da temperatura de operação do motor e, consequentemente, do sistema de arrefecimento. Suas funções são: fazer com que o motor alcance o mais rápido possível a temperatura ideal de funcionamento; e tornar mais uniforme a temperatura de trabalho do motor, evitando variações bruscas. Já o eletro ventilador tem a função de forçar a circulação de ar no radiador para reduzir a temperatura do líquido de arrefecimento.

Confira outros sinais importantes e conheça as causas do aquecimento:

Cuidado com o uso da água
Um dos erros mais comuns que os motoristas cometem para resolver o problema de aquecimento é jogar água fria sobre o reservatório. O ideal é parar o carro, esperar o motor resfriar até que se consiga colocar a mão no reservatório, sem se queimar. Só complete em caso de emergência e entenda que é um método paliativo, até que você consiga chegar a uma oficina mecânica mais próxima. E atenção: se a água estiver baixando muito o nível significa que há um alto consumo ou mesmo um possível vazamento.
O tipo de água também deve ser considerado. Evite a de torneira, que possui cloro e sais minerais. O cloro pode reagir com o alumínio do motor e formar cloreto de alumínio, resultando em uma corrosão do metal. Da mesma forma, os sais reagem com os outros metais como ferro, latão e tudo que envolve a composição do motor e componentes ocasionando o mesmo efeito. Isso causa corrosão no sistema de arrefecimento, podendo danificar a válvula termostática, junta da válvula e mangueiras.
Resumindo, o recomendável é ter alguns cuidados, entre eles, verificar a água uma vez por semana sempre pela manhã, antes de ligar o carro. É bom ficar atento à cor da água, caso esteja com a cor marrom, será necessário trocá-la.
Aditivos ajudam a manter o sistema funcionando
Outra causa comum de superaquecimento do motor é justificada pelo baixo nível do líquido de arrefecimento, responsável por manter o funcionamento do motor do carro dentro de temperaturas normais. Esse líquido pode ser água pura, mas há vantagem em utilizar aditivos que modificam as propriedades dessa água.
Eles são importantes porque possuem um pacote inibidor de corrosão. Alguns evitam que a água congele dentro do veículo em regiões mais frias, já outros previnem o superaquecimento. Mas a principal função é justamente evitar a oxidação dessas peças metálicas, e consequentemente, o enferrujamento.
O mais indicado é ter uma mistura proporcional de aditivo, já que o sistema de arrefecimento é formado basicamente por mangueiras, válvula termostática, radiador, ventoinha, bomba d’água e uma parte líquida.
Os aditivos recomendados pelas montadoras têm um componente chamado etileno glicol. Na proporção indicada pelo manual do fabricante, ele aumenta o ponto de ebulição e tem propriedade antioxidante e anticongelante. “Muita gente acha que qualquer embalagem com líquido colorido descrita como aditivo é o bastante, mas não é bem assim. Invista em um produto de qualidade, mesmo que isso signifique gastar um pouco mais”, salienta Anderson.
Importância da manutenção preventiva
A manutenção preventiva reduz a probabilidade da ocorrência de problemas de aquecimento do motor, evitando todos os prejuízos citados acima. Por isso, mantenha uma rotina de revisão no seu carro. Isso porque, o sistema deve ser limpo e sua água trocada, em média, a cada 30.000 km.
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